Board/Conselho Administrativo

O que é o Board?

O Board (ou Conselho de Administração) da Associação MSF-Brasil é composto por 06 membros eleitos durante as Assembleias Gerais para um período de 03 anos. O mandato desse grupo é o de assegurar que a dimensão associativa de MSF-Brasil seja ativa.

Ele representa todos os associados de MSF-Brasil ao longo de todo o ano e sua tarefa é assegurar que a organização trabalhe e opere em conformidade com os princípios da Carta da MSF, os Estatutos, o Regimento da associação, as orientações e diretivas de MSF Internacional, diretrizes definidas pela carta de intenções e plano anual/orçamento que aprova.

Os debates associativos e reuniões do Board são organizados a fim de colocar o executivo em questão e constantemente contribuir para qualidade do seu trabalho. O Board MSF-Brasil se reúne presencialmente uma vez a cada dois meses, em reuniões fechadas e abertas, para tratar de assuntos atuais e trabalhar de acordo com orientações estratégicas em diferentes áreas. Ele também se reune a distância, via videoconferência para tratar dos assuntos que podem surgir durante os períodos de intervalo entre os seus encontros presenciais. 

O Board nomeia o Diretor Geral, designado como responsável pelas decisões e ações tomadas na dimensão executiva.

O Diretor Geral tem a seu cargo as operações diárias do Executivo MSF-Brasil, e delega autoridade aos diretores de Recursos Humanos, Captação de Recursos, Comunicação, Unidade Médica e Administração e Finanças.

O presidente do Board se reune períodicamente com o Diretor Geral, reporta essas trocas ao Board e discute questões importantes com eles antes de tomar uma decisão.

Saiba mais sobre esse papel do Board conhecendo os Termos de Referência abaixo e também o documento de divisão entre Board e Executivo. 

 

By: Leticia Nolasco