Como participar?

Envolva-se!

Você pode se envolver de muitas formas: ao falar, partilhar, questionar, criticar e debater. Como membro, você também tem o direito de voto, o direito de propor moções, bem como o direito de eleger o Board ou mesmo se tornar um candidato ao Board.

Esse envolvimento é fundamental para criar e sustentar uma cultura democrática e vibrante dentro do Movimento MSF. Essa vibração deve fazer o movimento crítico e dinâmico dentro de MSF-Brasil e, principalmente, no movimento MSF internacional.

************************************************************************************************************

FIQUE DE OLHO NA NOSSA AGENDA DA SEMANA:

Gostaríamos de relembrar que a nossa semana esta recheada de atividades associativas!

Não esqueçam de se conectar!

Na quarta-feira, dia 29/07 às 14h00 teremos uma “Conversa Asso” com F2F. Esse vai ser um moneto especial de conexão com os nossos queridos captadores.

Na quinta-feira, dia 30/07 se encerra o prazo para candidaturas ao Board e ao Conselho Fiscal. Se você já manifestou o seu desejo de se candidatar, não esqueça de enviar a documentação completa e o seu vídeo de apresentação aos associados para associativo@rio.msf.org

As 17h00, também da quinta-feira, teremos a apresentação da Maíra, a nossa Analista para Diversidade e Inclusão Racial de MSF-Brasil. Para se conectar use o link: https://us02web.zoom.us/j/81281986122?pwd=QjBJUnlKK1RndWJSUlJ4YnNVNnJtZz09 / ID da reunião: 812 8198 6122 / Senha de acesso: 199109

E na sexta-feira, dia 31/07 às 15h00, teremos uma palestra com a EmpregueAfro. O link para conexão sera enviado em breve!

Contamos com a participação de tod@s!

******************************************************************************************************************

Quais são os espaços/canais de contato com a Associação MSF- Brasil?

ENCONTROS:

Assembleia Geral – é a principal atividade da vida associativa de MSF, um encontro anual entre associados e conselho administrativo para tomada de decisões estratégicas relacionadas aos princípios e valores da organização e prestação de contas do executivo e conselho administrativo aos associados. Momento participativo e também espaço para encontros e conexões.

Debate Associativo – debates onde os associados têm a oportunidade de discutir e compartilhar experiências e opiniões sobre tópicos relevantes para o Movimento MSF Internacional e MSF Brasil de forma dinâmica e democrática, além de reencontrar os demais amigos MSFers. Acontecem duas vezes por semestre.

Reunião Board MSF-Brasil – reuniões entre os membros do Board que visam acompanhar as decisões e direções do Executivo (plano de ação, orçamento, políticas e estratégias), de forma a assegurar que os princípios e a identidade de MSF estejam sempre preservados, além de garantir que as decisões tomadas na AG sejam executadas. Acontecem uma vez a cada dois meses. São reuniões ABERTAS aos associados e executivo, de forma a garantir transparência e acompanhamento do processo decisório. Os participantes têm direito a voz, mas somente os membros do Board têm direito a voto. As reuniões do Board podem ter ainda uma parte FECHADA (com a participação somente dos membros do Board e association officer), quando for necessário discutirem-se assuntos sensíveis e confidenciais que envolvam indivíduos por seu caráter privado.

GRUPOS DE TRABALHO:

Sobre Governança MSF-Brasil – é formado por associados MSF-Brasil, um membro do Board MSF-Brasil e a coordenadora da associação. Seu objetivo é avaliar demandas internas do Board, de associados MSF-Brasil e também da Assembleia Geral Internacional que impactem a redação do Estatuto Social MSF-Brasil, Regimentos Internos ou outros documentos que tratem o funcionamento da Associação. 

ONLINE:

InsideOCB Brasil (http://www.insideocb.com/page/msf-brasil) –  webpage que permite à todos os associados acesso a informações atuais da Associação MSF-Brasil de forma atrativa

Grupo Asso MSF-Brasil (www.facebook.com/groups/msfassobrasil/) – ferramenta complementar aos espaços associativos. Podemos através dela permitir interação e dar mais velocidade a troca de opiniões, sugestões, críticas e comentários gerais.

Claro, a qualquer momento você pode organizar um espaço entre associados, via email ou em um happy hour, por exemplo!

E com o movimento internacional?

ENCONTROS:

Field Associative Debates (FAD) – dá a todos que trabalham para MSF no campo a oportunidade de discutir as questões que são importantes para a associação, acontecem no campo uma vez ao ano, criando oportunidades para refletir sobre as atividades associativas na missão e planos para os próximos anos. Durante um FAD recomendações e moções podem ser formuladas com o objetivo de reorientar e melhorar o trabalho de MSF, as mesmas serão levadas para votação no OCB Gathering ou IGA.

OCB Gathering – é para o OCB o que a Assembleia Geral é para as seções. É realizado uma vez por ano, em Bruxelas, em conjunto com a semana dos chefes de missão e coordenadores médicos, e reúne entre 200 e 300 membros da sede, das seções de parceiras, outras seções e missões onde os projetos estão em andamento.

Reunião do Board do OCB – o mandato do Board OCB é, em suma, a construção de uma visão operacional comum para o OCB e, juntamente com o Executivo, assegurar a boa governança e prestação de contas do centro operacional. O Board OCB tem 15 membros: os representantes das 09 associações OCB (dentre eles o Presidente de MSF-Brasil) e 06 pessoas eleitas pelos membros OCB durante o OCB Gathering. O associado MSF-Brasil é automaticamente membro do OCB.

Assembleia Geral Internacional (IGA) – é o órgão máximo dentro de MSF. É ela quem protege nossa missão médica humanitária e fornece orientações gerais e estratégicas para todo o movimento. A assembleia é composta por dois representantes de cada associação de MSF, sendo que cada um deles tem direito a voto singular e independente. A IGA acontece uma vez por ano, mais do que isso apenas em situações excepcionais. Seus poderes formais incluem a aprovação de uma visão orientadora para a implementação do trabalho de MSF, oferta de supervisão e prestação de contas para todo o movimento. Também é um fórum para debater as questões atuais e desafios enfrentados por MSF.

Reunião do Board Internacional – A IGA delega poderes específicos para um Board Internacional (IB), um órgão que se encontra entre 6 a 8 vezes por ano para supervisionar o executivo e implementar as decisões tomadas na IGA. Esse Board é o principal fio condutor entre a orientação associativa e a ação executiva. O IB é formado por indivíduos indicados por cada Centro Operacional, juntamente com pessoas eleitas pela IGA. Os eleitos são maioria no IB e vem do movimento como um todo.

ONLINE:

InsideOCB (http://www.insideocb.com/) –  website que possibilita interação com associados do OCB e outros MSFers que façam parte dessa rede.  Traz maior proximidade a assuntos relacionados a gestão das operações, incentivando também a co-propriedade de MSF Brasil junto a OCB. Você pode ter trabalhado em outros OCs e fazer uso desse website como Associado MSF-Brasil. 

Website Internacional (http://association.msf.org/) – website que permite maior proximidade, compreensão e participação quanto aos assuntos relacionados ao movimento internacional. 

By: Leticia Nolasco