Moções

Como escrever, para onde enviar?

MSF vem sendo cada vez mais confrontada com grandes desastres, necessidade de intervenções com populações deslocadas, epidemias, conflitos armados e outras situações de violência que nos forçaram a tomar decisões fortes e que desencadearam sérios debates internos, cheios de tensões e dilemas.

A Assembleia Geral é a principal plataforma de debate de MSF-Brasil. Acontece antes da Assembleia Geral Internacional e do OCB Gathering e é o momento mais oportuno para expressar o que pensamos, apresentar e/ou votar moções e recomendações e tudo aquilo que MSF-Brasil quer levar a essas plataformas associativas internacionais, ao executivo de OCB e de MSF-Brasil e ao movimento como um todo. São os associados, equipes de terreno, escritório e coordenação, JUNTOS, que direcionam a “grande nau” chamada MSF!

As moções e recomendações exigem, entretanto, um trabalho minucioso de redação, porque o texto deve ser preciso e refletir o “espírito” contido nas mesmas para de forma eficaz e devido a limitações reais de tempo, permitir o correto entendimento do que se deseja com elas. A redação das moções e recomendações é de melhor qualidade quando a fazemos com antecedência à Assembleia, pois quando votamos,  já o fazemos considerando uma frase concreta e não as possíveis versões da mesma. Durante a Assembleia é mais estratégico buscar o apoio de outros colegas e ter uma massa crítica que dê peso representativo do que discutir a linguagem proposta, ainda que pequenos ajustes geralmente sejam feitos para alcançar maior consenso e apoio.

Assim sendo, discutam previamente com seus colegas os assuntos que vocês desejarem trazer para a Assembleia Geral e escrevam em forma de moção e/ou recomendação, enviando ao Comitê de Moções do Board antes da Assembleia, pois assim conheceremos antecipadamente os tópicos e poderemos auxiliar na sua formatação para que se torne apropriada para votação. É tempo de concretizar nossas ideias!

Com o intuito de melhor organizar e justamente facilitar o processo, propomos que sejam enviadas para associativo@rio.msf.org !

Conheça o histórico de moções e recomendações escritas no Brasil de 2006 a 2015. 

Utilize os intrumentos abaixo para formular sua moção:

- Kit de ferramentas para moções (introdução)

- Lista de checagem moção

- Formulário moção

By: Leticia Nolasco